sábado, 9 de janeiro de 2010

Shih Tzu


HISTÓRIA:

Em 1643, o Dalai Lama deu ao imperador da china três Lhasa Apsos que foram então cruzados com os Pequinêses da corte real. Por causa de sua magnífica juba de leão, a prole real foi chamada de “Shih Tzu”, tradução literal do que na língua tibetana significa “cão leão”.

+

COMPORTAMENTO

O Shih Tzu adora seu dono. E, como ele também adora ser acariciado, ele se alegra ao ser mimado – hora ideal de cuidar de sua pelagem! Sempre brincalhão e bem-humorado, sua alegria de viver contagia toda a família. Na presença de estranhos, ele não se incomoda e faz uso de sua serenidade asiática. Mesmo vivendo na cidade, precisa de um passeio diário.

APARÊNCIA

Os grandes e arredondados olhos do Shih Tzu lhe dão um olhar intenso particularmente vivo e vigilante. Juntamente com sua cauda elegantemente emplumada, é distinguido por uma exuberante pelagem – luxuosa e sedosa – que merece todo cuidado.

Atenção com a pele sensível: As reações alérgicas são a principal razão para o Shih Tzu precisar de uma consulta veterinária. Sensível a pulgas, pólen e ácaros presentes na atmosfera, sua reação pode variar desde uma simples coceira até irritações mais sérias.

Cuidados com a sua pelagem abundante: Com uma sub-pelagem longa, espessa e densa, a pelagem do Shih Tzu é particularmente agradável de ser tocada e é um de seus traços mais característicos. Uma escovação diária elimina os nós e a poeira, revelando toda a beleza de seus pêlos.

Recorde em longevidade: A expectativa média de vida do Shih Tzu ultrapassa os 13 anos e essa raça pode facilmente viver até 15 ou 17 anos. Com o avanço da idade, podem aparecer problemas renais, cardíacos, articulares e oculares.

Tipicamente braquicefálico: Uma cabeça grande e redonda, crânio achatado entre as orelhas, mandíbulas fortes e “stop” curto... em cães braquicefálicos, o modo como seus dentes estão distribuídos na mandíbula pode resultar em dificuldades para mastigação e propensão a problemas dentais, como doença periodontal, que pode resultar na perda dos dentes.

Alerta com os dentes: Assim como a maioria dos cãespequenos, o Shih Tzu é particularmente propenso a doenças dentais. Uma escovação dental diária e um alimento especialmente adaptado auxiliam na prevenção desse risco.

CRESCIMENTO: os 10 meses até a idade adulta

O crescimento é uma fase essencial na vida do cão, uma vez que vai determinar o nível de saúde do animal adulto. Ao longo de vários meses, o filhote Shih Tzu atravessa períodos bastante delicados: o desmame e a transição para a alimentação sólida, o desenvolvimento físico muito rápido e as alterações do seu modo de vida.

Do desmame aos 05 meses: Crescimento rápido e intenso

Desenvolvimento espetacular do esqueleto: O bom desenvolvimento esquelético requer quantidades consideráveis de proteínas e minerais, com níveis precisos de cálcio – nem reduzidos nem excessivos.

Promovendo uma ótima digestão: A transição para um alimento sólido exige um grande cuidado, pois o filhote é incapaz de assimilar grandes quantidades de alimento ou de digerir o amido. O ganho ponderal precisa continuar, mas deve ser controlado para que o filhote não ganhe muito peso jovem demais, o que enfraquecerá ainda mais sua já frágil estrutura óssea.

Defesas imunológicas insuficientes: Durante as primeiras semanas de vida, o filhote se beneficia dos anticorpos transferidos pela mãe, mas essa proteção se perde entre a 4ª e a 12ª semana de vida. Com o seu próprio sistema imunológico ainda imaturo, ele fica exposto a infecções, sobretudo se ainda não tiver sido vacinado. Apenas um alimento especialmente desenvolvido pode ajudá-lo nessa fase da «janela imunológica», com total segurança.

Dos 05 meses até o final do crescimento

Desenvolvimento muscular: Durante esse período, o ganho de peso diminui, enquanto a estrutura dos ossos acaba de se consolidar. O alimento deve possuir menos energia, embora o filhote ainda precise de uma quantidade 50% maior de calorias do que um cão adulto.A partir dos cinco meses de idade o filhote pode digerir maiores quantidades de alimento

Maturidade do sistema digestivo: A partir dos cinco meses de idade o filhote pode digerir maiores quantidades de alimento, mas é importante observar seu ganho ponderal, pois o sobrepeso nessa fase pode causar problemas de articulações mais tarde.

Erupção dos dentes definitivos: Os dentes de leite, que aparecem por volta de 3 semanas de idade, são substituídos pelos dentes definitivos por volta dos 7 meses de idade. A partir de então, é importante estimular o filhote a mastigar seu alimento antes de engolí-lo, não somente para diminuir a velocidade de ingestão, mas também para uma boa higiene oral.



Pouco a pouco...

• Em 10 meses, o filhote de Shih Tzu multiplica em 20 vezes seu peso ao nascer.

• Nos primeiros seis meses, ele ganha aproximadamente 20g por dia.

• Os dentes de leite, às vezes, demoram para cair e podem permanecer na boca mesmo depois o aparecimento dos dentes permanentes. Portanto, é essencial cuidar da higiene oral.

Créditos: Royal Canin

3 comentários:

  1. olá, como faço para conseguir as fotos da minha cachorra shih-Tzu? nasceu em novembro de 2011 no registro está como Olinda of baia blanca, foi comprada em são paulo, Pet shopping Marginal.

    aguardo contato.

    debvaz7@gmail.com
    levivaz5@hotmail.com

    ResponderExcluir
  2. olá, como faço para conseguir as fotos da minha cachorra shih-Tzu? nasceu em novembro de 2013 no registro está como alvy of baia blanca, foi comprada em são paulo, Pet shopping Marginal.

    aguardo contato.

    naiara@nbrasilrastreadores.com.br

    ResponderExcluir
  3. Bom dia, como faço para ter fotos dos pais do meu peludo?
    Comprei em 2013.
    Jack nasceu no dia 14/06/2013. Se possível poderia me enviar por favor?
    julia.collantes@gmail.com
    grata!

    ResponderExcluir